Plantio e colheita da cana de açúcar – É o início do processo da cachaça: o açúcar da cana será o alimento para as leveduras fazerem o seu trabalho e produzirem os compostos que darão o sabor único da Cachaça Pinheirinha. Como todo alimento fresco é bom, para a produção da cachaça é a mesma coisa. O plantio da cana é realizado na própria fazenda, o que garante a matéria-prima fresca e limpa para a moagem. Após a colheita, a cana-de-açúcar é transportada para ser moída.
Moagem e preparação do mosto – Na moagem da cana fresca se dá a separação do açúcar das fibras através da compressão da cana, removendo assim o seu suco, que é doce! Da mesma forma que a colheita, o alimento das leveduras é enviado imediatamente para a sala de preparo após a primeira filtração. Neste local, o caldo de cana passa por uma decantação para remover pequenas impurezas e espuma. Para o envio do alimento das leveduras, primeiro é necessário ajustar o teor de açúcar e temperatura. Após, o caldo de cana passa a ser chamado de mosto, que compõe os ingredientes do rótulo do produto.
Fermentação – O segredo número um está aqui, pois na fermentação é onde a mágica acontece! Com o controle constante do processo de fermentação, há o acompanhamento das leveduras para produção do sabor do produto. Para que o açúcar do mosto seja transformado na cachaça, com atenção e muito trabalho, leva-se 24h para finalização.
Destilação – Depois que as leveduras fizeram o seu trabalho, o mosto se torna um vinho sem açúcar. A separação para cachaça é feita por destilação em alambique de cobre, o que é importante para ajudar na qualidade final da bebida a ser degustada. Aqui está o último segredo, onde os fundadores aperfeiçoaram as técnicas para desenvolvimento da cachaça Pinheirinha.
Após a separação da cachaça, o líquido restante no alambique é chamado de vinhaça, que é rica em nutrientes e reaproveitada no canavial. Outro detalhe importante, a destilação é feita através do aquecimento do vinho com vapor, que é gerado pela queima do bagaço de cana. Assim, o combustível é renovável! Já o bagaço restante, é utilizado na alimentação dos animais que vivem na fazenda. Com o processo da realização da Cachaça Pinheirinha, há a conservação do ambiente que será o legado para as próximas gerações.